Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundacentro atua para disseminar segurança química em laboratórios

Pesquisador Walter Pedreira (à direita) durante evento da Sipat - Unesp

No segundo semestre, pesquisador realizou palestras na UFABC, USP e Unesp

Por Wesley Fernandes sob supervisão de Cristiane Reimberg em 28/12/2017

O pesquisador Walter Pedreira, que possui mestrado e doutorado na USP em Química Analítica, foi convidado para ministrar palestras na área de segurança química em laboratórios. As atividades foram realizadas na Universidade Federal do ABC - UFABC, Universidade Estadual de São Paulo - Unesp e na Universidade de São Paulo - USP. A atividade faz parte do Plano de Apoio Técnico-científico da Coordenação de Higiene do Trabalho da Fundacentro.

No dia 6 de Dezembro, o pesquisador ministrou palestra sobre os “Perigos e Riscos Inerentes a Manipulação de Produtos Químicos em Laboratórios de Pesquisa”, em que abordou aspectos essenciais às boas práticas de segurança e saúde na manipulação de produtos químicos perigosos. O evento ocorreu na Unesp de Araraquara/SP durante a Semana Interna de Prevenção do Acidente do Trabalho – Sipat.

A Fundacentro também participou do XVI Simpósio de Biossegurança e Segurança Química e Biológica em Instituições de ensino e pesquisa, realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, no dia 01 de Dezembro. Walter foi responsável pela apresentação da palestra “Riscos com agentes químicos em Laboratórios”.

O evento tinha como objetivo fornecer informações técnicas, trocar experiências e conhecer novos conceitos no campo da biossegurança e na destinação de resíduos químicos e biológicos perigosos. Seu público era composto por biomédicos, biólogos, enfermeiros, engenheiros, farmacêuticos-bioquímicos, médicos, nutricionistas, professores, químicos e outros profissionais ligados ao ensino e à pesquisa.

Já no início do segundo semestre, a Universidade Federal do ABC reuniu pesquisadores e especialistas em laboratórios, que são usuários das Centrais Experimentais Multiusuários da UFABC, para realizarem troca de experiências, apresentação de resultados científicos e debates sobre avaliação e melhoria na infraestrutura multiusuária de pesquisa.

No dia 02 de Agosto, Walter Pedreira falou a respeito dos riscos sobre agentes químicos em laboratórios. A palestra foi essencial para que os alunos de iniciação científica e pós-graduandos que atuam em laboratórios saibam onde buscar informações adequadas e confiáveis com relação ao manejo seguro de produtos químicos e seus efeitos adversos em decorrência de manipulações inadequadas.

“É fundamental discutir os resultados das pesquisas, principalmente, assuntos relacionados a própria segurança dos trabalhadores que atuam nos laboratórios para que estes tenham conhecimento sobre os produtos químicos perigosos utilizados e saibam interpretar e aplicar informações transmitidas pela NR-7 e NR-9”, explica Walter.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.