Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Área de Concentração

Segurança e Saúde do Trabalhador

 

LINHAS DE PESQUISA

 

1. Avaliação, comunicação e controle de riscos nos locais de trabalho.

Tem por objeto de estudo os ambientes e atividades de trabalho e os respectivos riscos à segurança e saúde dos trabalhadores, com foco nos riscos relacionados a exposições a agentes ambientais. Seus objetivos são desenvolver ou aplicar métodos qualitativos ou quantitativos de avaliação de riscos, métodos de comunicação de riscos e métodos ou medidas de controle para eliminação ou redução de riscos. Inclui também o estudo das práticas ou modelos de gestão de riscos no âmbito das organizações produtivas. Os projetos podem ser tanto disciplinares, com foco em fatores de riscos específicos, como interdisciplinares envolvendo os diversos aspectos do ambiente e das atividades de trabalho.

 

2. Políticas Públicas da Segurança e Saúde no Trabalho

Tem por objeto de estudo as políticas públicas de segurança e saúde do trabalhador e as práticas de gestão no âmbito da sociedade, que podem incluir medidas regulamentadoras, de controle social e iniciativas voluntárias. Ela tem por objetivo realizar diagnósticos sobre os perfis de segurança e saúde do trabalhador nacional, regionais ou setoriais; analisar os impactos/custos econômicos e sociais dos acidentes/doenças relacionados ao trabalho e, principalmente, propor mecanismos de monitoramento e avaliação das políticas públicas, de forma a subsidiar o processo de revisão dessas políticas ou  proposição de novas. Os projetos de pesquisa são necessariamente interdisciplinares, envolvendo problemas gerais ou específicos, relacionados tanto ao trabalho formal como informal.

 

3. Estudo de Doenças Relacionadas ao Trabalho

O objeto de estudo desta linha de pesquisa são as doenças relacionadas ao trabalho. O objetivo é identificar e compreender os fatores determinantes das doenças relacionadas ao trabalho, utilizando-se métodos qualitativos ou quantitativos, e propor estratégias de prevenção e vigilância da saúde dos trabalhadores em diferentes setores da indústria, agricultura e serviços. Os projetos, quando de natureza disciplinar, são integrados a projetos mais amplos que tenham o propósito de proteger e promover a saúde dos trabalhadores

 

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.